rregulamentor
REGULAMENTO GERAL
​
REGRAS GERAIS - Automobilismo Virtual
Este regulamento, de leitura obrigatória, contém as regras, normas e procedimentos básicos de todos os eventos F1 Lendários para a Temporada de 2016.
Normas, regras e procedimentos adicionais constarão nos tópicos de regras de cada campeonato e complementarão o descrito neste instrumento, sendo estes também de leitura obrigatória.
Ao participar de qualquer evento do Lendários F1 é firmado o compromisso de leitura deste regulamento e a total concordância com o aqui descrito e nos tópicos de regras específicos de cada campeonato.
O objetivo principal do Lendários F1 é a diversão responsável e para isso quando necessário a organização agirá e tomará as medidas necessárias para a justiça nas divergências.
Assim sendo, desejamos a todos bom senso e muito divertimento.
1.Comitê Organizacional
1.1 – A Lendários F1é entidade devidamente registrada e legalizada.
1.2 – A regulação de todos os campeonatos virtuais da Lendários F1 se dá por meio do Comitê Organizacional.
1.3 –O Comitê Organizacional é soberano em suas deliberações e decisões.
1.4 –Os Membros do Comitê Organizacional atuam de forma solidária, ou seja, um membro pode substituir outro em seu impedimento sem necessidade de autorização ou de solicitação.
1.5 – O Comitê Organizacional é responsável por todas diretivas referente às corridas, zelando pelo cumprimento das regras, pelo acolhimento e análise de reclamações, orientações gerais, detalhes das pistas, publicação de resultados, formação de salas e todos os assuntos correlatos à organização dos eventos.
1.6 – O Comitê Organizacional pode sofrer alterações no decorrer de uma temporada, seja de membros participantes, doutrina ou de qualquer outra natureza.
1.7 Cada campeonato terá um responsável técnico nomeado neste regulamento como Coordenador. A este será atribuído as funções de atualização de tabelas e receber os pedidos de punição, envia-los a comissão julgadora e divulga-los nesta sequencia.
2. Equipes
2.1 – Os pilotos podem formar equipes livremente e entre si, quando o formato da competição permitir, sendo 2 pilotos por equipe disputando o campeonato por equipes. Lembrando que companheiros de equipes, devem correr com carros da mesma marca (montadora).
2.2 – A escolha do nome, da cor predominante e do símbolo representativo e as decisões internas de qualquer espécie são de responsabilidade única e exclusiva da equipe.Nomes de equipes se sejam esdrúxulos, ofensivos ou sem cabimento não serão aceitos.
2.3 –É obrigação das equipes manter sua lista de pilotos sempre atualizada junto aos membros do comitê ou diretor da categoria e nos comentários das inscrições.
2.4 – Meios de comunicação oficiais: Facebook e Whats App
3. Grupo Facebook Lendários F1
3.1 –Em casos de dúvidas, questionamentos, elogios ou outras formas de comunicação, o meio oficial é o próprio grupo
3.2 –O facebook é uma ferramenta de publicações e divulgação oficial de corridas, matérias ou qualquer informação importante que deve ser repassada rapidamente.
4. PUBLICAÇÕES
4.1 – Dentro da cada publicação você pode deixar seu comentário e dúvida. Se ela não for respondida, não estiver clara, ou se você fizer juízo de que ela é particular e não interessa a outros, mande suas duvidas e ou sugestões via inbox
5. DÚVIDAS
5.1 – Em casos específicos as dúvidas deverão ser encaminhadas para ao diretor da categoria.
6. INVESTIGAÇÕES DE INCIDENTES
6.1 – Todas as reclamações referentes a incidentes de corrida, deverão ser enviadas pelos Seguintes canais:
6.1.1 Por e-mail, dentro do modelo abaixo para o diretor da categoria.
6.1.2 Por Whats App dentro do modelo proposto, ao Coordenador nomeado do campeonato em questão
6.2 – O tempo de envio limite, para as solicitações, são de 24hs após o termino dos gp’s.
6.3 – A publicação do veredicto sairá dentro de 5 dias corridos, após o término de envio das solicitações.
Veja abaixo o exembo de como solicitar a sua MP:
Categoria:Nome completo da categoria
Notificante:Nome do solicitante
Notificado:Nome do suposto infrator
Tempo do Replay e Volta:5 min, 3ª volta (aproximações causarão indeferimento do pedido)
Reclamação: Você deve ler o manual, encontrar a regra de incidente que julga mais próxima e escrevê-la tal e qual.
Ex.:M1. Não respeitar a linha branca ou amarela da saída do Box quando há oponente próximo.
7. Das Inscrições:
​
7.1 A Inscrição só será homologada após leitura e de acordo com o texto deste Regulamento por parte do piloto.
7.2 Inscrições vinculadas a participação do piloto no grupo do Whats App
OBRIGAÇÕES DOS PARTICIPANTES
8. ASPECTO DESPORTIVO
8.1 – É de responsabilidade do competidor garantir e observar todas as exigências do Manual de Regras e as Regras Gerais de cada categoria.
8.2 – O piloto é obrigado a respeitar as regras relativas ao “Nome e Sobrenome” do GSC, Assetto Corsa, Project Cars, PSN e Live do XBox, que só permite aqueles que possuam referência ao nome real do piloto. Em caso de ID que não seja compatível, o piloto deve oferecer outra que o seja compatível ao regulamento.
8.3 – Em caso de dúvidas o piloto é responsável por manifestá-la nos canais de comunicação já informados neste regulamento.
8.4 – Os competidores devem garantir que seus carros respeitem as condições de elegibilidade descritos nos tópicos de inscrição e de regras, sob pena de desclassificação ou banimento.
8.5 – Todos os pilotos são obrigados a revisar suas informações cadastrais e fornecer os dados solicitados pelo Comitê Organizacional a qualquer momento, tais como ID e Nome online nos jogos, fotos de perfil, dados das equipes, cor dos carros, endereço de e-mail e afins.
8.6 – Os pilotos somente podem oferecer denúncia sobre incidentes nos quais tenham envolvimento direto.
8.7 – Os pilotos podem sugerir ao Diretor da Categoria a análise de incidentes nos quais não tenham envolvimento direto. Caberá ao Diretor da Categoria, nestes casos, decidir monocraticamente se envia ou não MP ao Comitê Organizacional.
8.8 – Qualquer membro do Comitê Organizacional pode avaliar condutas antidesportivas sem necessidade de que haja reclamação formal.
8.9 – É de responsabilidade dos diretores de categoria o bom andamento dos Grupos de Discussão específicos de provas e eventos sob sua responsabilidade, cabendo a eles a sua total moderação.
8.10 – O Comitê Organizacional poderá, a qualquer momento e com a deliberação da maioria qualificada, 50% + 1, dos seus membros presentes, alterar, criar e suprimir regras que estejam obsoletas e criar regras para novas situações não previstas neste regulamento.
8.11 – A Lendários F1 é totalmente contra qualquer forma ou tipo de racismo, preconceito ou ofensas contra e entre seus usuários. É proibida a publicação de quaisquer palavras ofensivas e bem como de discussões por motivos pessoais e/ou de disputas no facebook ou qualquer outro meio de divulgação oficial da Lendários F1, sendo passíveis de punição de acordo com este regulamento, ou até o banimento da liga.
8.12 – Em caso de abandono do campeonato por parte do piloto, não há em hipótese alguma, a devolução do valor pago na inscrição.
9. ASPECTO TÉCNICO
9.1 – Em caso de queda de conexão que seja superior a 50% da quantidade de pilotos que estão disputando a prova, esta ficará anulada e será marcada uma nova data para realização da mesma, não necessariamente no mesmo dia de semana (Esta regra se aplica apenas para os consoles, que utilizam conexão P2P).
​
9.2 – Em caso de queda do servidor da corrida, onde a mesma tenha sido completada 70% ou mais, fica valendo o resultado final, até o momento da queda do mesmo. Caso o servidor cair com menos de 70% da prova concluídos, a mesma será remarcada em uma nova data.
9.3 – O piloto deve possuir equipamento com as configurações mínimas recomendadas para os simuladores a ser utilizado na liga e que permita manter total controle do carro em pista.
9.4 – Quando aplicável e mensurável, possuir conexão com limite de ping aceitável até 100ms. O diretor de prova poderá se reservar o direito de manter o nível de ping para participar de uma prova de no máximo 300ms, observando o valor mínimo de conexão 1mb/s de upload. Alterações serão postados nas respectivas postagens das categorias.
9.5 – O diretor de categoria pode requerer dos pilotos a foto do grid de largada quando julgar necessário.
9.6 – Todos os pilotos devem estar impreterivelmente nos horários informados nos tópicos de cada campeonato no grupo.
9.7 – Todas as corridas nas plataformas PC/XBox One/PS4, passam a ter 50% da quantidade de voltas nas categorias reais
PROCEDIMENTOS PRÉ-EVENTOS
10. PREMIAÇÃO, CONDIÇÕES DOS CARROS, REGULAMENTO ESPECÍFICO ETC.
.
10.1 – A premiação de pilotos e eventualmente de equipes e toda a informação a respeito, também serão encontradas nas postagens de inscrição de cada campeonato.
10.2 – Os pilotos que uma vez premiados não respeitem os prazos para envios das informações de recebimento da premiação, perderão o direito ao prêmio.
10.3 – Os pilotos que fiquem em fila de espera, poderão ter inscrição proporcional às etapas do campeonato, que serão fixadas no tópico específico de cada categoria.
PROCEDIMENTOS PÓS-EVENTOS
11. PONTUAÇÃO
11.1 – A pontuação será única e válida em todas as categorias conforme abaixo:
1º Lugar: 25 Pontos
2º Lugar: 18 Pontos
3º Lugar: 15 Pontos
4º Lugar: 12 Pontos
5º Lugar: 10 Pontos
6º Lugar: 8 Pontos
7º Lugar: 6 Pontos
8º Lugar: 4 Pontos
9º Lugar: 2 Pontos
10º Lugar: 1 Pontos
A mudança nesse tópico referente ao Regulamento 2016 se dá na máxima simulação do campeonato de Formula 1 Real. Os torneios tornam-se mais disputados e mais justo com os pilotos regulares.
12. CRITÉRIOS PARA PONTUAÇÃO
12.1 –Não Existirá pontuação para pilotos que não terminem a corrida. Entedemos que ter uma internet razoável e uma conexão estável são pre-requisitos para participar de campeonatos online.
12.2 – Os pilotos que por qualquer motivo abandonarem as provas após ter alinhado no grid de partida serão classificados como “DNF”, que quer dizer “Do Not Finish”, ou “Não Completou a Prova”.
12.3 – Os pilotos DNF não receberão os pontos conforme citação no item 12.1
12.4 – Na tabela de acompanhamento de presença receberão falta aqueles pilotos que não compareçam à sala de jogo durante todo o evento, cujos horários são especificados pelo tópico de cada GP.
12.5– O piloto que for desclassificado (DQ) pelo próprio jogo, ou por motivo de punição, não ganha pontuação.
13. REEDIÇÃO DE GRANDE PRÊMIO
13.1 – Se uma corrida for suspensa ou anulada pela Lendarios F1, nova data será marcada, não necessariamente no mesmo dia da semana, e quaisquer pontos aplicados positiva ou negativamente ficam anulados.
14. ALTERAÇÕES DE RESULTADOS
14.1 – O resultado de uma prova pode ser alterado após análise e deliberação do comitê. Para detalhes, ver tópico no fórum “DELIBERAÇÃO SOBRE INCIDENTES” de cada campeonato.
PROCEDIMENTOS FINAIS
15. TÍTULO DE CAMPEÃO
15.1 – O Título de Pilotos se dará pelo maior número de pontos somados nas etapas e as punições aplicadas.
15.2 - Os 4 pilotos com melhor pontuação ascenderão para a categoria imediatamente acima. Este número pode ser modificado devido a reajuste de pilotos nas categorias por motivo de abandono.
15.3- Os 4 pilotos com pior pontuação serão rebaixados para a categoria imediatamente abaixo. Este número pode ser modificado devido a reajuste de pilotos nas categorias por motivo de abandono.
16. TÍTULO DE EQUIPES
16.1 – As equipes pontuam a mesma quantidade que a soma dos pontos válidos de seus pilotos.
16.2 – A quantidade máxima de pilotos num campeonato numa mesma equipe é de dois integrantes, que pontuam solidariamente para a equipe.
16.3 – Qualquer inscrição que exceda o valor de dois pilotos por campeonato corresponderá a uma inscrição como equipe diferente, cabendo aos participantes a livre escolha de nova designação.
16.4 – No caso de abandono ou desistência do campeonato, os pontos do piloto ficam com a equipe, exceto nos casos de banimento e exclusão previstos neste Regulamento Geral ou assim deliberados pelo Comitê Organizacional.
16.5 – No caso de abandono do piloto as punições continuam com a equipe. No caso de expulsão ou banimento do campeonato, os pontos dele não poderão ser aproveitados pela equipe.
17. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
17.1 – Em caso de empate ao final do campeonato, seja de pilotos ou de equipes, o desempate se dará pelos seguintes critérios, respectivamente:
-
Maior número de 1º lugares;
-
Maior número de 2º lugares;
-
Maior número de 3º lugares;
-
Menor número de pontos negativos em punições recebidas;
-
Menor número de faltas.
17.2 – Se os critérios acima não resolverem o empate, o Comitê Organizacional definirá novo critério, mediante reunião para este fim específico, nos seguintes passos:
-
Dentro do comitê:
-
Convocação pelo diretor da categoria;
-
Proposição dos critérios;
-
Escolha de critérios por votação e resultado da maioria simples;
-
-
No Grupo
-
Publicação do resultado no Facebook.
-
DELIBERAÇÃO SOBRE INCIDENTES
18. EXCLUSIVIDADE DE AÇÃO
18.1 – É tarefa própria e intransferível do Comitê Organizacional, impor sanções e coibir possíveis erros, abusos, distrações e outros fatos relacionados ao resultado justo de uma prova.
18.2 – Durante a análise de uma investigação são necessários, ao menos, dois votos em comum a favor de veredicto.
18.3 – Todo incidente deve ser julgado procedente ou improcedente, não havendo opção de empate.
18.4 – O Diretor da categoria, pode e deve votar em quaisquer solicitação de investigação de incidentes.
18.5 – O diretor da categoria, não poderá participar da mesma como piloto.
19. SOCILITAÇÃO DE INVESTIGAÇÃO
19.1 – Toda solicitação de investigação deve ser realizada no formato solicitado verificado de acordo com o GD da categoria. Só é permitido o enquadramento do incidente e mais nenhuma informação de nenhum tipo, ou comentário. O modelo se encontra no início deste regulamento e também nas postagens de cada uma das etapas, no final da página.
19.2 – O diretor da categoria poderá fornecer fotos ou vídeos dos incidentes quando possível.
19.3 – Solicitações fora do padrão não serão aceitas e o incidente não será analisado, sendo o piloto requerente avisado por MP do erro de protocolo.
19.4 – O piloto que estiver sendo investigado, não tem direito a defesa, caso seja punido como “PROCEDENTE“.
20.TIPIFICAÇÃO DE INCIDENTES
20.1 – Os incidentes de quaisquer categorias disputadas são classificados em 07 tipos:
-
Leves (L);
-
Médios (M);
-
Graves (G);
-
Gravíssimos (GG);
-
Desclassificatórios (D);
-
Suspensivos (S);
-
Banitivos (B).
21. INFRAÇÕES LEVES: (+perda de 1 ponto na classificação final)
21.1 – L1. Parar ou abandonar o carro em local impróprio, mesmo em condição de ghost.
21.2 – L2. Utilizar desnecessariamente o headset e o chat após aviso do diretor de prova.
21.3 – L3. Não conduzir fora do traçado habitual quando o carro está muito avariado.
21.4 – L4. Causar deliberadamente SC ( Safety Car) em beneficio próprio ou da equipe.
21.5 – L5. Desrespeito à regra de disputa de posição em ultrapassagens/defesa de posição
22. INFRAÇÕES MÉDIAS : (+perda de 3 pontos na classificação final)
22.1 – M1. Não respeitar a linha branca ou amarela da saída do Box quando há oponente próximo.
22.2 – M2. Dificultar ultrapassagem quando for retardatário, mesmo sendo ghost.
22.3 – M3. Toqu entre pilotos que causem perda de tempo de ambos os envolvidos
22.4 - M4. Toque entre pilotos que causem perda de posição imediata sem a devolução (Fair Play)
22.5 - M5 Bater na traseira do adversário na entrada da curva, desrespeitando ponto de freada
22.6 - M6 Jump Start – Acelerar em relargada de bandeira amarela, principalmente em VSC ganhando tempo
23. INFRAÇÕES GRAVES: (+perda de 5 pontos na classificação final)
23.1 – G1. Retornar a pista, afoito e sem cuidado, forçando outro oponente a mudar sua trajetória ideal.
23.2 – G2. Pilotar na contramão ou dar ré, além do necessário, no retorno a pista ou no Pit-In.
23.3 – G3. Toque entre pilotos que causem perda de várias posições sem a devolução (Fair Play).
23.4 – G4 Jump Start – Aproveitar-se de Bug do Jogo para ganhar posições no SC.
23.5 – G5. Causar acidente durante a sessão de qualify, prejudicando o oponente.
.
24. INFRAÇÕES GRAVÍSSIMAS: (+perda de 8 ponto na classificação final)
24.1 – GG1. Colidir contra veículo adversário, retirando-o da pista.
24.2 – GG2. Colidir contra veículo adversário, causando-lhe avarias.
25. INFRAÇÕES DESCLASSIFICATÓRIAS
25.1 – D1. Colidir Propositalmente com o adversário”
25.2 – D2. Desobedecer de forma veemente às ordens, regras e diretivas detalhadas nos regulamentos e aquelas dadas pelos diretores de prova antes e durante o evento.
25.3– D3. Utilizar MP para o diretor de prova com o intuito de manifestar qualquer espécie de reclamação, contestação, crítica ou comentário sobre deliberações e incidentes de etapas a respeito de veredicto, deliberação ou demais decisões tomadas pelo Comitê.
25.4 – D4. Dirigir ao(s) colega(s) ofensas, xingamentos durante a corrida por headset, MP, ou outros canais do Lendários F1
25.6 – D6. Deixar de obedecer aos critérios descritos no regulamento do campeonato.
​
​
26. INFRAÇÕES BANITIVAS OU DESCLASSIFICATÓRIAS
26.1 – B1. Fazer uso de jogo de equipe ou qualquer outra atitude antidesportiva com o fim de tomar vantagem para si ou companheiros de equipe, prejudicando quaisquer outros adversários.
​
26.2 B2. Por atitude antidesportiva, entenda-se qualquer ato ilícito assim considerado pela maioria dos analisadores de incidentes do Comitê Organizacional.
​
26.3 B3. O piloto que se enquadrar nas obervações acima, será proibido de participar da temporada seguinte.
26.4 – B4. Ausência em etapas do campeonato conforme os dados a seguir:
-
Ausência em Três etapas, consecutivas , sem justificativa.
26.5 – B5. Ter recebido punições para incidentes considerados graves. Para efeito de regra, esta punição será aplicada conforme os dados a seguir:
​
-
Campeonatos com até 6 etapas: 02 GP´s;
-
Campeonatos com até 8 etapas: 03 GP´s.
-
Campeonatos com mais de 8 etapas: 70% dos GP´s
27. PRAZOS
27.1 – O prazo para envio de MP de incidente é de 24 horas após o término da corrida, bem como o de sugestão de investigação pelo Diretor da Categoria dos incidentes em que não seja partícipe.
27.2 – Após a apresentação do incidente, o Comitê terá até seis dias para expressar seu veredicto referente ao protesto, postando em tópico específico (não aberto a discussões), sem direito a contestações.
27.3 – Após o término do prazo de envio das MP´s, não serão mais aceitas quaisquer solicitações de investigação de incidentes.
28. CASOS OMISSOS
28.1 – Casos omissos neste regulamento serão deliberados exclusivamente pelo Comitê Organizacional.
​
28.2- Este Regulamento complementa o regulamento individual de cada campeonato gerenciado pela lendários F1.